METODOLOGIA DO ENSINO DE NATAÇÃO


Em relação à aprendizagem da respiração aquática é correto afirmar que:

 


A respiração bi-lateral é a forma mais simples e por isso deve ser a primeira a ser ensinada.


Para a aprendizagem da respiração lateral, imprescindível para o nado crawl, orienta-se que se inicie o treinamento para o lado dominante para facilitar o processo, dando mais confiança e motivação ao aluno. Mas, posteriormente seja trabalhado o outro lado para evitar algum comprometimento postural.


A inspiração é realizada pelo nariz com o rosto fora d’água e a expiração, com o rosto dentro d’água, somente pela boca.


Para ampliar o domínio do mecanismo respiratório deve-se trabalhar nas posições: vertical, frontal, lateral e dorsal.


Caso o aluno tenha desconforto para respirar, devemos incentivá-lo a bloquear a respiração durante a execução dos exercícios.

O conceito de corporeidade nos traz que é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo (Oliver, 2017). Com relação a corporeidade assinale a única afirmativa correta:

 


As aulas de natação apresentam-se como uma grade aliada no retardamento do desenvolvimento da corporeidade.


A qualidade da corporeidade é um dos principais determinantes da estruturação neuropsicomotora.


A corporeidade não evolui com a idade.


Ao limitar as crianças de experiência de movimento corporal, estas terão o desenvolvimento físico adequado.


Por mudar completamente o referencial espacial, as aulas de natação atrapalham o desenvolvimento de áreas do cérebro responsáveis pela coordenação motora e do equilíbrio.

Sobre a estrutura de uma aula de natação para bebês, assinale a alternativa incorreta:

 


 No final da aula utilizamos sempre o mesmo tipo de estímulo para “avisar” que a aula está terminando.


A duração da aula é de 50 minutos, independentemente da idade e do tempo de prática.


Na parte principal da aula, são propostas atividades cujo conteúdo seja novo para o bebê, e caso haja rejeição ou alguma má experiência, voltamos aos estímulos já conhecidos e adiamos nova tentativa.


No início da aula, faz-se a recepção do bebê e estímulos já conhecidos são reforçados.


Exceto nas primeiras aulas, em que o objetivo principal é a adaptação com o professor e com o ambiente, devemos planejar o objetivo de cada aula.

Sobre a natação para bebês, assinale a alternativa falsa:

 


A natação para bebês nada mais é do que uma estimulação que se utiliza de habilidades aquáticas, que irão proporcionar maior segurança e desenvolvimento motor, cognitivo e social do praticante.


O elemento lúdico é muito utilizado enquanto ferramenta para o ensino, porém se não for aplicado de maneira objetiva, não haverá evolução e a aula passa a não ter direcionamento e finalidade.


O objetivo principal é estimular os aspectos motores, fisiológicos e cognitivos, proporcionando uma primeira infância saudável.


Conhecer as peculiaridades desta modalidade, as fases do desenvolvimento humano e os conteúdos a serem propostos se torna imprescindível para que as aulas não sejam mera brincadeira, mas que o elemento lúdico seja uma estratégia metodológica para se atingir objetivo previamente planejados.


O foco principal se associa a aprendizagem dos nados tradicionais (crawl, costas, peito e borboleta) garantindo um sucesso na modalidade futuramente.

Embora a intenção de propulsão seja para frente, a ação de braços difere em relação aos nados, podendo ser simultâneo (peito e borboleta) ou alternado (crawl e costas). Assinale a alternativa correta:

 


Em todos os nados os movimentos de braços são realizados de forma alternada e no plano vertical, com fase aérea para recuperação da musculatura envolvida, e fase aquática que efetivamente é propulsiva, além da fase de transição que entende-se da aérea para a aquática e vice-versa


A ação dos braços não ditam o ritmo e a coordenação geral dos demais movimentos e não se relacionam com a respiração.


A braçada do nado crawl é mais propulsiva, pois conseguimos realizar um movimento de maior amplitude.


A braçada do borboleta é realizada em maior amplitude do que a do nado crawl, o que faz com que ele seja mais rápido.


Os movimentos realizados com os braços não influenciam a elevação da velocidade do nado.

Com relação as regras oficiais da Federação Internacional de Natação (FINA) em vigência é falso afirmar em relação ao nado peito:

 


Não é permitido mais de um movimento alternado ou pernada de borboleta.


Em cada virada e na chegada da prova, o toque deve ser feito com as duas mãos separadas e simultaneamente, acima, abaixo ou no nível da água.


Uma única pernada de borboleta é permitida em qualquer momento antes da primeira pernada de peito após a saída e após cada virada.


É permitido ficar na posição de costas durante o percurso do nado.


Após a saída e em cada volta, o nadador pode dar uma braçada completa até as pernas, durante a qual o nadador pode estar submerso.

Com relação as regras oficiais da Federação Internacional de Natação (FINA) em vigência é falso afirmar em relação ao nado costas:

 


Antes do sinal de partida, os competidores devem alinhar-se na água, de frente para a cabeceira de saída, com ambas as mãos colocada nos suportes de agarre.


A posição de costas pode incluir um movimento rotacional do corpo até, mas não incluindo os 90º a partir da horizontal. A posição da cabeça não é relevante.


Alguma parte do nadador tem que quebrar a superfície da água durante o percurso. É permitido ao nadador estar completamente submerso durante a volta e por uma distância não maior que 15 metros após a saída e cada volta.


Ao sinal de partida e quando virar, o nadador deve dar um impulso e nadar de costas durante o percurso exceto quando executar a volta (virada).


Quando executar a volta (virada), não é necessário que haja o toque na parede com alguma parte do corpo na sua respectiva raia.

O que o Nado Artístico e os Saltos Ornamentais têm em comum:

 


A utilização de equipamento como a plataforma.


Os movimentos de palmateio.


A utilização da música durante as competições.


Os aspectos da adaptação ao meio líquido da natação.


As provas de figura.

Sobre o Nado artístico é falso afirmar que:

 


É um esporte que pode ser praticado de forma individual ou coletiva.


Para sua prática é necessário desenvolver habilidades aquáticas.


A música é opcional.


É obrigatória a sincronização entre atletas.


Pode ter o objetivo de competição ou mesmo como expressão artística.

Assinale a opção que representa corretamente a descrição de cada conteúdo da natação para bebês:

I – Movimentos passivos               IV – Deslocamento ativo            VII - Giros

II – Movimentos ativos                  V – Equilíbrio                               VIII - Imersão

III - Deslocamento passivo           VI – Balanceio                             XIX - Saltos

 

(  ) – São utlizados para o desenvolvimento da impulsão e a imersão de forma mais complexa, em que podemos utilizar variações de acordo com o estágio motor da faixa etária, assim, pode ser realizado em postura de quatro apoios, sentado ou de pé.

 

(  ) - São realizados pelos próprios alunos a partir do que já aprenderam com os movimentos passivos ou até mesmo por imitação.

 

(  ) - É importante trabalhar a postura ideal de cada fase, quatro apoios, sentado e de pé, e as posições hoizontal ventral e dorsal que são usuais na natação.

 

(  ) - É quando o professor faz o bebê deslocar pela piscina sem perder o contato com ele, ou seja, utilizando algum tipo de pega. É interessante neste conteúdo que o professor ajude o aluno associar a propulsão a algum tipo de movimento, assim se a criança parar o movimento, o professor também deve parar o deslocamento.

 

(  ) - São aqueles que executamos no bebê, como por exemplo, seguramos suas mãos e giramos os braços para frente. O ideal é explorar todos os movimentos possíveis de cada articulações combinando movimentos unilaterais, alternados, simultâneos.

 

(  ) - Podem ser látero-lateral ou ântero-posterior, com ou sem imersão do ouvido ou nariz e boca, respectivamente.

 

(  ) - Podem ser realizados com o corpo na vertical, com ou sem material flutuante, com ou sem imersão do rosto.

 

(  ) - É realizado pelo bebê de forma mais autônoma com ou sem auxílio de algum material flutuante. No deslocamento ativo devemos explorar movimentos com membros superiores e inferiores, e podemos lançando algum objeto para estimular a propulsão.

 

(  ) - Pode ser realizada de forma vertical, horizontal e lateral, a partir do bloqueio respiratório, ou seja, nesta idade não há compreensão de respiração aquática.

 

Assinale a alternativa correta correspondente:


XIX; III; VI; II; I; V; VII; IV; VIII.


XIX; II; III; V; VI; I; IV; VII; VIII.


XIX; VIII; VII; VI; V; IV; III; II; I.


XIX; II; V; III; I; VI; VII; IV; VIII.


I; II; III; IV; V; VI; VII; VIII; XIX.

Páginas: 1234